terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Licença paternidade de 5 dias é muito curta

É extremamente curto o prazo de 5 dias para a licença paternidade, principalmente se o pai  realmente utiliza esse tempo para acertar todos os detalhes do nascimento, como o registro de nascimento, as vacinas o teste do pezinho, primeira consulta ao pediatra, etc.
Eu vivi os 5 dias da minha licensa, unica e exclusivamente por conta da Elisa, nos dois primeiros dias fiquei no hospital a maior parte do tempo, depois levei para os exames, vacinas, pediatra e quando era ora de curti - la mais tempo em casa, acabou o licença. Imagina então como foi dificil deixa-la, principalmente no meu caso que trabalho em plantões de 24h.
É muito importante que o  projeto de lei que aumenta esse tempo para 15 dias seja aprovado logo.


A Comissão de Seguridade e Família aprovou um projeto que aumenta o tempo da licença-paternidade de 5 para 15 dias. O objetivo é aumentar o vínculo entre pai e filho já nos primeiros dias de vida do bebê.
A Constituição garante ao trabalhor o direito à licença- paternidade, mas a norma ainda não foi regulamentada. Os cinco dias hoje em vigor estão previstos em uma regra transitória. No Congresso, vários projetos propõem soluções definitivas para o assunto. Um dos mais cotados para virar lei é o que aumenta a licença-paternidade para 15 dias. O projeto já foi aprovado no Senado e na Comissão de Seguridade Social da Câmara. Se receber o sinal verde de outras quatro comissões na Câmara, pode virar lei sem precisar passar pelo plenário. O projeto estabelece a licença-paternidade de 15 dias corridos a partir do dia do nascimento. Se o bebê nascer durante as férias do pai, a licença começa a contar no dia em que voltaria ao trabalho.
fonte: http://www2.camara.gov.br/tv/materias/CAMARA-HOJE/189478-COMISSAO-APROVA-AUMENTO-DA-LICENCA-PATERNIDADE-PARA-15-DIAS.html

8 comentários:

  1. Concordo...5 dias é pouco demais! E sinceramente acho 15 também muito pouco. Imagina no caso dos casais q não tem familia perto, onde são apenas os 2 para cuidar do bebê!! Acho mesmo que deveria ser 1 mês, no mínimo!
    Aqui na Finlândia a licença paternidade são de 3 semanas...o que já é de grande ajuda no nosso caso que somos só eu e meu esposo!! Quem sabe um dia o Brasil não valoriza mais esse momento tão especial que é a chegada de um bebê ao mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. 5 dias eh pouco de mais. E poderiam ser mais de 15. Se eu morasse no Brasil tendo as condiçoes que eu tenho aqui, de sermos so eu e meu namorado para cuidar o bebe, imagina como seria…Nao estou bem certa sobre a quantidade de dias da licença paternidade aqui nos EUA, mas acho que eh de 15 dias.
    Po, meu namorado esta tao empolgado quanto eu para a chegada do nosso lindinho e porque ele noa pode ficar de licença um tempinho a mais pra poder curtir mais? =(
    Ah, que chato!
    La no meu blog tem o video da campanha da licença paternidade, voce ja viu?
    Abraco.
    Carol

    ResponderExcluir
  3. gente meu filho esta pra nascer e 5 dias somente de licença é muito pouco quando eu volta ao trabalho os dias serão intermináveis, seja bem vindo filhão

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, acabou de chegar ao mundo o Pedro! Bom, concordo com que o Pai da Elisa informou e as vezes dois dias no hospital é muito pouco, e quando se vê, já foi a licença paternidade! Eu como muitos pais, que realmente querem que seu filho tenha futuro, quer acompanhá-lo o mais tempo possível e 5 dias é extremamente curto para os primeiros dias de um casal e um bebê recém nascido.

    ResponderExcluir
  5. A minha filhota nasce em outubro! Espero que até lá esta lei já tenha sido aprovada!

    5 dias passam voando! 15 dias de licença-paternidade, vai dar por pelo menos de curtir 5 dias sossegados com a minha filha! Os outros 10 dias com certeza serão de correrias.

    ResponderExcluir
  6. 5 dia é só pra resolver as papeladas e a hora que vamos curtir..... temos que voltar ao trabalho

    ResponderExcluir
  7. parabenss gostei 15 dia muito poco mas fazer o que quando e para aumentar o salario deles nao precisa nen de votacao !! fuiii

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal meu filho Pietro ja nasceu, to taum feliz...
    Ele nasceu dia 28 de fevereiro e eu nao tirei a licença paternidade ainda , no meu caso aqui é só eu e minha esposa nao temos familiares por perto, 5 dias é muito pouco, e quando acabar estes 5 dias vou para meu trabalho na segunda e volto só no sabado , eu nao vou aguentar ficar longe dos meus amores,minha familia em primeiro lugar... td de bom a todos curtem cada minuto com seus filhos, nao tenho palavras para expressar meus sentimentos,pois elas faltam a este pai babaum heheh,só quem e pai ou mae sabe...............

    ResponderExcluir