quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ultrassom morfológico

Ontem fomos ver a Elisa novamente, fizemos o Ultrassom morfológico que é um exame detalhado do Bebê, buscando identificar uma série de malformações, como exemplo:

Mielomeningocele --> Defeito de fechamento da coluna
Anencefalia --> Ausência de formação do topo da calota craniana e parte do cérebro
Hidrocefalia --> Excesso de água no cérebro
Cardiopatias Congênitas maiores --> Defeitos de formação do coração
Hérnia diafragmática --> Defeito do músculo que separa o abdome do tórax
Onfalocele/gastrosquise --> Defeito de fechamento da parede abdominal
Malformações Renais --> Ausência ou malformação dos rins
Anormalidades dos membros --> Ossos faltando ou encurtados

Esse exame deve ser realizado de preferência entre 20 e 24 semanas de gestação. Todos os órgãos do feto são bem visualizados e feita uma análise detalhada de sua estrutura, é um pouco demorado devido a complexidade e dependendo também da posição do Bebê.
 
A Elisa está com 22 semanas, agora imaginem a dificuldade e a demora que foi, já que ela não fica quieta, eita menina arteira, nunca vi igual.
Enfim, está tudo 100% certo com ela, todos os orgãos estão lá, bem formados, em seu tamanho normal, quer dizer... Ela só é bem grandona, está com 28 cm, a médica disse que isso só prova que é filha do pai dela mesmo, ainda bem né...?
Achei super interessante o exame, acompanhei cada passo, cada medida, é muito interessante ver o coração, cada átrio, cada ventrículo, com suas válvulas funcionando perfeitamente, foi a parte que achei mais nítida e interessante do exame, também, gostei de ver os pés e as mãos, teve um momento que ela estava com as mãos cruzadas uma sobre a outra e sobre o rosto, muito linda... Também vemos nitidamente a coluna vertebral, o estômago e os ossos, principalmente o fêmur que é maior, claro que a médica viu um monte de outras coisas e até fez força pra que eu identificasse, mas tem coisas que só ela mesma que viu...

A Taiz está  cada dia mais linda com aquela barriguinha, os enjoos passaram, mas ainda acontecem dependendo do que ela come, mas dizem que isso é normal mesmo. A Elisa a cada dia é mais perceptível na barriga, quando falo com ela ou fico tocando a barriga ela logo começa a empurrar e sempre do mesmo lado, ela gosta de ficar do lado direito da barriga, mas nada de chutes ou grandes manifestações ainda.
Estou me preparando pra pintura e decoração do quarto, eu mesmo vou fazer com ajuda da mamãe é claro, tenho tido pouco tempo nesses dias pra me dedicar, pois to trabalhando demais, até pra escrever aqui com frequência ta dificil, em todo caso, estarei de férias em Dezembro, então vou fazer tudo aos poucos por enquanto e nas férias dou aquela corrida no que ainda faltar.

11 comentários:

  1. Ai que legal!!!
    Parabéns!! Que bom que está tudo indo bem com ela!!
    Aparece mais pra contar pra gente!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para vocês! Imagino quanto vocês ficaram felizes em poder ver novamente a Elisa e mais ainda ao saberem que está tudo ótimo com ela, que os órgãos estão todos formadinhos. É uma benção de Deus. Meu marido é igual a você está acompanhando minha gravidez e também gosta de fazer ele mesmo as coisas da casa (pintura, textura, gesso). O problema é este tempo que não dá trégua, né? Estou aguardando você postar a foto do berço que prometeu,lembra? hehehe. Felicidades para você, para a Taiz e para a Elisa.

    ResponderExcluir
  3. Oie Leonardo vc esta de parabéns por estar interajindo tanto com esse momento tão especial da sua esposa não só dela seu tambem concertesa pois pouquissimos papais se interessam tanto pela grávidez
    Olha desejo toda saude do MUNDO para Elisa e que traga a vcs muuitas alegrias, vou te seguir gostaria que desce uma olhadinha no meu blog se puder me segue tambem.
    Um grande beijjo para a mamãe o papai e principalmente a Elisa.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que otimo que esta tudo bem com Elisa... Esse exame me deixa em panico, imagino quando for minha vez! Mais é essencial.
    Beijos p/ familia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela Elisa, curta muito essa fase da barriga. Sinto muitas saudades!

    As Morfológicas são uma delicinha mesmo.

    Ja já vc vai sentir muuiiittooos chutinhos e chutões, uma vez a Ana Clara acordou o papai dela pq eu estava com a barrigona encostada nele e ela começou a mexer sem parar.

    Bjs enormes, vou te seguir!

    ResponderExcluir
  6. que legal, um papai relatando suas emoções...é bom vermos o qto os homens interagem com todo esse universo sendo tanformado dentro de nos...

    essse ultra é magico e graças a deus ta td bem com a pequena ...

    olha to achando que é complo dessas meninocas viu?a Sarah fica td faceirinha qdo ouve a voz do pai...ja to ate vendo a puxa saquinho que sera...e pelo jeito ai nao ta diferente ne?rsss

    abçs pra vcs

    ResponderExcluir
  7. Que lindo ver toda sua dedicação e carinho por sua filha ainda no ventre de sua esposa. Essa ultrassom foi umas das melhores que fiz, aliás a melhor concerteza... Me emocionei e me emociono só de lembrar!

    Aproveite cada minutinho a gravidez de sua esposa, pois é um momento mágico e depois que passa sentimos saudades...

    Abraços e parabéns pela linda família.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Estava olhando esse mundo "blogal" e achei o seu blog, bem diferente, por ser escrito pelo papai e não pela mamãe...rsrs
    Ja estou lhe seguindo e te linkei também tá?

    Beeijos !

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz por suas meninas estarem bem.
    É uma delícia esses 9 meses, aproveita bastante, esteja presente em todos momentos, é um vínculo estabelecido para eternidade.
    bjk

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei seu blog, é completamente diferente vir a visão do pai e não da mãe...estou te seguindo..beijocas

    ResponderExcluir
  11. Acompanho seu blog, é muito bonitooo!!
    A visão do pai é sempre boa para deixar as mamães aqui mais confiantes!
    Você deu uma sumida, não esta mais atualizando, oq aconteceu??
    Venha dar noticias da Elisa.

    ResponderExcluir