terça-feira, 20 de julho de 2010

Translucência Nucal x Síndrome de Down

No dia 13 eu contei que fizemos a ultra da Translucência Nucal e que o médico disse estar tudo normal, eu prometi postar os detalhes quando pegasse o laudo, o que só foi possível ontem, por uma série e desencontros (semana corrida) e já que está tudo bem, não tive tanta pressa. Novamente a médica disse que está tudo certo e que a gravidez é de baixo risco.

BEXIGA:
Conteúdo anecóico, paredes lisas e bem delimitadas.
VAGINA:
Acusticamente normal.
ÚTERO:
Em anteversão, centrado, de contornos regulares e precisos;
Medindo: 11,5 x 6,9 x 8,9cm e volume de 367,23 cm;
Miométrio de testura acústica homogênea;
Canal Endocervical fechado;
Presença de saco gestacional normo-inserido, com forma regular.
Vesícula Vitelínica presente e normal.
Membrana Amniótica visualizada e normal.
Feto presente, CCN medindo 52,00mm, com movimentos lentos.
Batimentos Cardiácos Fetais de 154 BPM.
""Translucênca Nucal de 1,00mm""
FSD: Livre
HIPÓTESE DIAGNÓSTICA:
Exame ecográfico compatível com gravidez de 12,0 semanas.



Translucência Nucal é uma pequena prega na região da nuca fetal. Se houver um acúmulo excessivo de líquido nessa região, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.

A Translucência Nucal deve ser  medida  entre a 11ª e 13ª semana gestacional. Não existe um valor normal, o que ocorre é que quanto maior a medida, maior o risco. Considera-se, em geral, que quando a translucência nucal é maior que 2,5 mm o risco aumenta consideravelmente. 
Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração.

Síndrome de Down - A mais conhecida das alterações cromossômicas é a Síndrome de Down, onde, além da Translucência Nucal, a idade materna e a história anterior na família de alteração cromossômica também são importantes para calcular o risco. Para se ter certeza do diagnóstico de Síndrome de Down quando o feto tem translucência nucal aumentada, recomenda-se a realização de cariótipo fetal, sendo nescessário colher liquido amniótico ou células da placenta.

9 comentários:

  1. Bom dia! Fiz a minha TN no sábado e a Dra. que fez disse que tava tudo bem, mas só vou levar o resultado pra minha Dra. dia 26/7,queria saber essa medida da TN,mas não consegui encontrar, o teu post foi muito esclarecedor, obrigadão viu? A minha Lara ta com a Translucência dentro dos limites 1.3 mm, mas se não tivesse seria muito amada do mesmo jeito!
    Eae o sexo do baby? a Dra deu algum palpite? Beijos e que Deus abençoe Vc,o seu baby e a mamãe dele.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Não sei se lembra de mim, do blog nunca te vi sempre te amei, fiz um novo blog. estou te acompanhando. Parabéns pela TN, lindo bb

    ResponderExcluir
  3. pARABENS AMIGO.................
    Graças a Deus q tá td bem, Deus é fiel.
    Ah! Em nome de Jesus estes cistos sumirão, continue orando por nós.
    Apaz!

    ResponderExcluir
  4. Oii Leo!

    Em pensar que o Oliver já foi desse tamanho!!! hauiahuahaiuha

    Que bom que tá tudo bem com ele!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Que bom que passaram de fase como eu digo, essa pagina ta virada e só tem boas notícias.

    Vou fazer o TN só em 6 de agosto, já to com saudade de fazer ultrassom. Esse gera mais ansiedade e com teu post to melhor informada a respeito.

    Tenho esperança de saber o sexo, não deu ainda?
    Eu estarei na 13 tb e to na torcida por saber pra chamar pelo nome.

    Espero q a mamae ai melhore dos enjoos!

    Abraços.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Que bom que esse baby esta beem!
    Leo e o sexo, quando vai ficar sabendo?
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando a minha médica solicitou a ultra eu já estava com 15 semanas e não deu pra fazer a TN pois o bebê estava be grande.
    Consegui saber o sexo, é uma menina.
    Fiquei preocupada por não conseguir a finalidade da ultra, será que existe um outro meio de saber se esta tudo em pois o médico não disse nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou na mesma situação, estou muito preocupada com isso.

      Excluir
    2. eu tbm estou na msm situação, estou muito preocupada com isso

      Excluir