quinta-feira, 8 de julho de 2010

Constantes alterações de humor das gestantes X DEPRESSÃO

As alterações de humor, são normais e atingem cerca de 70% das grávidas. Geralmente são mais evidentes no primeiro trimestre. Não tem cura, porém podem ser amenizadas se a mamãe evitar o excesso de açucar, o chocolate, e a cafeína, adotando a dieta ideal, mantendo equilíbrio entre o repouso e o exercicio e, sempre que possível, falando a respeito do que se sente.

Mas se a mamãe sente-se deprimida com frequência, pode estar entre os 10 a 16% das gestantes que tem depressão durante a gravidez. Tal problema pode aumentar os riscos de complicações.

Os sintomas mais comuns da depressão:
  • Sensação de tristeza, de vazio, indiferença e aborrecimento;
  • Disturbios do sono ( dorme pouco ou em demasia);
  • Disturbios alimentares (Comer muito ou não comer nada);
  • Fadiga prolongada ou agitação excessiva;
  • Perda de interesse pelo trabalho, pelas diversões, ou outra atividade comum de seu dia a dia;

Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, fale com seu médico ou peça para ser encaminhada a um terapeuta. O tratamento é muito importante pois a depressão pode levar a um descuido com você agora e também com o Bebê após o nascimento. Ficar deprimida durante a gravidez, aumenta a probabilidade de depressão pós parto.

A opnião do papai:


 A mamãe Taiz ainda não teve grandes alterações de humor, ou pelo menos nada que deixasse transparecer, mas tenho visto muitas mamães aqui na blogsfera comentando sobre seus momentos de altos e baixos e a dica que tenho a dar pra vocês é que conversem sempre, falem sobre o que estão sentindo, principalmente com os papais, pois eles podem estar sofrendo também mas teêm mais dificuldade em falar  e alguns por conta de uma insegurança podem se sentir até culpados pelos seus momenttos de tristeza repentinos, então acho importante vocês mamães explicarem a eles o que está acontecendo e que é nomal, fazendo inclusive com que tenham mais cuidado com vocês, ao entenderem sua sensibilidade maior nesse periodo.

2 comentários:

  1. Amigo, adorei o post, mto interessante, qnt a sua opnião, é isso, o diálogo é td.
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Taiz vc é uma garota de sorte...rs
    Leo, agora que vc está super bem informado e muito bem intensionado, não pode mais ficar nervoso, chateado, zamgado, irritado com a Tais...rs ( brincadeirinha, eu sei que vc é bonzinho)
    Muito legal o post, super informativo.
    bjus nos 3

    ResponderExcluir