quinta-feira, 17 de junho de 2010

Parto "Normal" X Cesariana

Estou surpreso por ver em minhas conversas que grande parte das mães ainda preferem o chamado parto normal. O que eu particularmente acho um absurdo enorme! Afinal estamos em pleno seculo 21 e Deus nos dotou de inteligência para podermos tornar a vida menos dolorosa.

Sei que existem muitas campanhas que dizem que o parto "normal" é melhor pra mãe, pra criança e etc... Mas vcs não acham que o intuito é justamente que o SUS economize grana?

Quanto a recuperação da mãe, não seria melhor sofrer um pouco mais depois que o seu bebê estiver nos seus braços, qdo vc tiver a certeza de que está tudo bem com ele, do que ficar naquela angustia esperando e correndo o risco de que algo dê errado durante o parto! Claro que muitos partos normais são perfeitos sem qualquer complicação, mas ainda acho que o risco é maior!

No meu trabalho ja tive a oportunidade de auxiliar um parto de emergência, onde estavamos a mãe, eu, os dois bebês (eram gêmeos) e Deus! Acreditem apesar de muito emocionante (graças a Deus deu tudo bem) não é um coisa legal de se ver. Tbm num estágio ja acompanhei 6 partos, dentre eles 5 normais e 1 cesária, dos 5 normais 4 deles precisou ser feita a episiotomia, Deus livre minha esposa disso.

Bom, meu Bebê vai nascer de cesáriana com certeza, já esta determinado!

8 comentários:

  1. Rsrsrs é primo a minha experencia foi boa tive a Thais de parto normal e se algum dia ainda tiver a chance de ser mãe novamente faria parto normal mas a Nara fala que parto normal é anormal e que ela jamais teria um parto normal estamos daqui de tão longe participando dessa gravidez eu olho todo dia estou amando tudo isso!!!bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lèo,quanto aos lugares frios aki faz um frio tremendo,quando faz frio faz 4ºC ate zeroooooºC
    entao prefiro lugares quentes.
    Sobre o parto,tudo depende da mulher,riscos sempre haverà! eu tenho medo logico de dar algum problema no parto normal,mas a recuperaçao e mto mais rapida,no mesmo dia vc ja esta caminhando a cesariana e mais lento o processo..
    bom,a casos e casos,tem gente q sai de uma cesariana suuuuper olimpica! hahaha.
    Sabe,eu penso assim: no dia q eu tiver q fazer um part q se Deus quizer nao esta longe, se meu bebe estiver pesando mais de 3 kilos o q è bem provavel....rs optarei pela cesariana se ele for pequitito,hahaha,ai optarei pelo parto normal,pela recuperaçao em si.
    Aki no uruguay so sefaz parto normal no Hospital,sò em casos de emergencia ou risco evidente mesmo q se faz cesariana,ja nas clinicas particulares a mulher pode optar.
    O terrivel daki e q no Hospital em parto normal nao anestesiam,sendo q em outros paises sim...
    Mas a decisao cabe a vcs,sempre!
    ahhhh....tava lembrando,a mulher q faz parto cesariana nao pode passar dos 3 partos da mesma forma neh? podem haver complicaçoes,nao sei quais mais sei q hà.
    besos pra familia!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Magna, tbm acho que seja anormal, Que ótimo que vcs etão participando. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei Luly, quem sabe um dia e e minha esposa não vamos curtir esse frio aí do Uruguai???
    Ah, mesmo a recuperação do parto "normal"sendo mais rápida pra mãe, não acho que valha a pena ficar esperando, pq não sei como é aí, mas aki os médicos ficam esperando até o ultimo momento pra decidirem fazer a cesaria, aí existem muitos casos de BBs que passam da hora de nascer! E aqui tbm não tem anestesia, a GO falou hoje sobre isso conosco, disse que nos EUA todo parto normal é com anestesia e aqui não!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo...adorei o seu blog,concordo com o topico sobre a cesariana!!!Somos seres evoluidos e inteligentes pra isso!!rsrs
    Hoje em dia a cesaria é muito tranquila,tanto a incisão quanto a sutura, a cicatriz é quase imeperceptível e a mamãe nao precisa nem ficar andando encurvada como antigamente quando eram feitos akeles pontos tipo os do FrankStein...kkkkkk
    Meu parto tb será cesaria,eu e meu esposo concordamos com isso!!
    Abraços
    Poliana+Mário=Natanael
    26 semanas

    ResponderExcluir
  6. Oi Poliana, obrigado pelo comentário!
    Fico feliz em ver a participação de vcs!
    Abraços a vc e sua Familia! Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos! Nao pude deixar de deixar registrado aqui minhas impressoes sobre esse topico ta controverso que e parto normal x cesarea. Depois que me mudei do Brasil, passei a ver de fora varios aspectos da nossa cultura e a questao do parto e uma delas. Eh realmente impressionante como no Brasil o parto virou uma intervencao cirurgica. Muito mais comodo para os medicos, claro, que podem agendar de acordo com sua conveniencia, e escolher o dia que seu filho vai nascer. Nos esquecemos de que parto eh algo NORMAL...Nao faco apologia a parto com dor, em casa, nada disso...para isso, gracas a deus, existem diferentes tipos de anestesia, medicos, hospitais, etc... Mas achar que uma intervencao cirurgica eh mais segura que algo natural, nao entendo... Um parto assistido, obvio, com alivio da dor, obvio...eh o milagre da natureza, a perfeicao desse processo incrivel que eh a gestacao e o parto. Enfim, no Brasil, os medicos convenceram a populacao de que eh melhor fazer cesariana logo. A Organizacao Mundial de Saude recomenda o parto normal. OMS eh composta por profissionais especialistas do mundo inteiro, nao um grupo de obstetras brasileiros que so estao interessados no seu proprio conforto e conveniencia. Eh consenso entre a classe medica que o parto normal eh o mais adequado na maioria dos casos. Fica ai, meus pensamentos sobre o assunto. E olha que ja tive muita discussao aqui com mulheres que acham que peridural atrapalha, querem parto natural mesmo!! Eu nao sou tao extremista assim... Mas acho que o Brasil precisa repensar sua atitude diante de algo tao belo e natural que eh o parto!!!Um abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Achei o post desprezível. Mas cada um tem direito à uma opinião...

    ResponderExcluir