sábado, 26 de junho de 2010

8 dicas contra os enjoos na gravidez

Já perceberam o quanto eu falo sobre enjoos né?? rsrs...
Mas é porque é muito chato ver a mamãe passando mal e não poder fazer nada!
Então aqui vão algumas informações conseguidas com a GO e no livro O que esperar quando você está esperando:

A grande maioria das mulheres, cerca de 80% sentem enjoos, principalmente no início da gravidez, durante as 12 primeiras semanas, mas em alguns casos eles podem durar toda a gravidez.
Estão relacionados principalmente a alteração da carga hormonal da mulher, mas também podem ter causas emocionais (grande estresse por exemplo).
Geralmente o maior desconforto acontece pela manhã devido ao grande período em jejum, mas podem ocorrer enjoos a qualquer hora do dia, podendo ou não estar relacionados a algum tipo de alimento específico.
Esse quadro não causa qualquer dano ao Bebê, desde que a mulher esteja conseguindo se alimentar e manter o alimento no estomago, vomitar é normal, mas não o tempo todo.

Existem algumas dicas retiradas do livro e também da experiência de outras mães:

1. Evitar alimentos gordurosos que vão demorar para serem digeridos;
2. Evitar alimentos muito condimentados;
3. Alimentar-se a cada duas horas, em pequenas porções;
4. Manter biscoitos "água e sal" na beirada da cama e comê-los antes mesmo de se levantar;
5. Tomar água com algumas gotas de suco de limão;
6. Muita hidratação com água e suco de frutas, sempre em pequenas porções;
7. Evitar deitar-se e dormir logo após as refeições;
8. Nunca em hipose alguma tomar qualquer medicamento sem orientação do seu médico.

A experiência da Mamãe Taiz por enquanto (9 semanas) está sendo muito difícil, está enjooando e vomitando muito, estava tomando sempre receitado pela GO o DRAMIN B6, mas não surtil efeito, agora está tomando o MECLIN, começou ontem, então ainda vamos ver no que dá!
Ela não enjooa com muitas coisas específicas, até agora apenas com o café e sorvete (primeira vez desde o casamento que não tem sorvete na geladeira todo dia, UFA!!!rsrs...). No caso dela eles não são piores pela manhã e sim a noite, depois de jantar, o que acaba atrapalhando o sono, no outro dia ta molinha, tadinha!
Eu gostaria muito de poder ajudar mais!!! Qualquer dica que tiverem será muito bem vinda!

15 comentários:

  1. Oi Leò! tadinha da sua esposa enjoando direto,mas no q ainda estamos tentando pensamos q vale a pena cada enjoo so por saber q o tao sonhado baby,a nossa herança esta aki entre nòs,o q espero com todo meu coraçao venha loguinho,hehe.
    Obrigada pela palavras dos comentarios ,foram mto bem vindas mesmooo.
    Me senti tao mal quando ela disse aquilo mas sei q Deus nao pensa assim,entao continuo firme,esperando nas promessas do Senhor.
    Besos pra familia e melhoras pra esposa.

    ResponderExcluir
  2. ola leonardo...que bacana vc contar suas experiencias aqui...pra mim é novidade um homem fazer isso...achei muito motivador pra outros homens....meu marido sempre me ajuda aqui no blog mas não é muito a praia dele...hehehe....que o Senhor DEUS abençõe vcs e sua esposa,sonho tbm em ter um baby,estou tentando a 12 anos...mas td é na hora de DEUS...e espero com paciencia...bjs tenha um bom fds.

    ResponderExcluir
  3. Oi Léo..q bom q vc gostou do meu cafofo..heehe...hj dei uma mudada nele e tirei um pokim só dos desenhos..to sempre mudando pq enjoa né?..rss
    Olha se o Meclin fizer efeito com a sua esposa..vc me fala hein?..pq pretendo engravidar d novo rapidim..aí já tenho q ter uma arma poderosa contra esses temidos nojentos..rsss
    tudo q ta nessa lista ai eu fiz e nao adiantou meus enjoos só passaram com 4 meses =(
    Não sei se te perguntei..com qts meses sua esposa tá..e qndo ela vai saber o sexo..perguntei?
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii
    mais um papai na bloguesfera!!!
    que bom!!!
    seja bem vindo!
    Achei teu blog no da Priscilla e vim da uma olhadinha e gostei!!!
    Estamos te seguindo ta?!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, achei vc no blog da mamãe Tah, acho o máximo essa adesão paterna aos assuntos de gerar, criar e educar...rs
    Enjoei até os 3 meses, mais pela manhã, a alimentação em intervalos curtos ajudava a diminuir os enjoos, me ensinaram chupar gelo e limão, não cheguei a experimentar...rs
    Estou te seguindo lá do verdadesdemae.blogspot.com
    Passa lá também
    bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonardo vim agradecer a visita e suas palavras no blog... e fiquei encantada com tudo o que li aqui, até mostrei para meu marido q tb gostou, mas lamentou não ter tanto talento para escrever hehehe... aliás ele escreveu no meu blog só uma vez...
    Bom, sobre os enjoos (eu comprei o livro q vc citou e gostei) realmen´te é uma fase difícil, eu que diga!!! Fiquei até as 12 semanas, chorava abraçada ao vaso sanitário, vomitava praticamente td q comia depois das 15h ... mas enfim passou....olho pra trás e lembro dando risada das situações... estar grávida é isto: ter paciência... tolerância....
    Desejo muitas felicidades a vcs e ao bb que está por vir! Aguarde q terás ainda muitas emoçoes para contar aqui!!
    Boa semana !!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal seu blog!! Adoreii...vou mostrar pro meu marido...rs!
    Vamos manter contato!!Suas dicas são hiper úteis!!
    Beijocas, otima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oiiê!! Obrigada pela visitinha!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. amigo, muito obrigada por ter passado lá no meu cantinho, amo os comentários, levanta a minha auto estima, e me ajuda muito a esperar no Senhor.
    Afinal, as miseriocrdias do Senhor se renovam a cda manha né?
    Qnt aos enjôos, ai deve ser muito ruim né?
    + fzer o que, é por uma boa causa..o bb de vcs né?
    O importante é que sua esposa o tem aí do seu lado para dar força e carinho sempre q ela precisar.
    grande abraço e apaz do Senhor jesus.

    ResponderExcluir
  10. Ola Leo, deve ser duro esse negocio de enjoo né.... minha mulher naum teve.... pra nao mentir teve acho q 2 dias a gravidez inteira e ficou muito mal, mas apesar de tudo, a coisas na vida que nao podemos pular, no caso da minha mulher, não teve enjoo, mas teve fluxo pequeno de sangue no cordao umbilical, o que levou a cesareana com 37 semanas.... !!!! acredito q cada caso tem um probleminha diferente.... mas todos tem problemas.... vou torcer pra passar logo essa fase!!!!
    fike com Deus
    abs

    ResponderExcluir
  11. Oi Leonardo!

    Bem vindo ao meu cantinho!!! Te linkei lá!!!

    É tão legal ler sobre a gestação pela visão dos papais..

    Quanto aos enjoos, espero que ela melhore com o Meclin... Eu quase não tive enjoos, qando eles viam mais fortes eu tomava o dramim e melhorava, o ruim é que eu dormia feito uma gatinha de hotel. O bom é que com 12 semanas melhora.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  12. Ola Leonardo..como esta a gravidez??
    Mto obrigada pelas dicas...vou coloca-las em pratica ainda hj
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Leo, voltei para agradecer a força. Obrigada, sabia que um papai por aqui, era indício de um ser sensível...
    Adoro ouvir as coisas de Deus. Como pude me esquecer que aqui não é o paraíso? (rs) As aflições fazem parte. E vou ter sim bom ânimo! Tenho até vergonha por fraquejar... Mas ainda bem, que nesses momentos podemos ouvir alguém como vc. Suas palavras me fizeram muito bem.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem???Nossa passei aqui pra conhecer seu blog porque achei interessante um papai falando sobre a gravidez geralmente são iniciativas das mamães né, quem me dera meu marido fosse assim kkkkkk
    Mas eu adorei, quero continuar acompanhando, me segue tb pra trocarmos idéias, dicas essas coisas nomundodamel.blogspot.com
    Parabéns pelo bebê e pelo blog até mais!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Léo vc está sumido! E aí sua esposa já fez o uso do Meclin?
    Ahh tem um questionário d brincadeira lá no meu blog q o povo tá respondendo..participa tb!
    Bjos!

    ResponderExcluir